X

Alec Baldwin será julgado de homicídio involuntário

O ator Alec Baldwin e a responsável  pelas armas, Hannah Gutierrez Reed foram acusados de homicídio involuntário no tiroteio fatal de uma cineasta durante as filmagens do filme de faroeste Rust. 

A cineasta Halyna Hutchins foi atingida por um tiro e morreu durante a preparação de uma cena no rancho nos arredores de Santa Fé, no estado americano de Novo México, em 21 de outubro de 2021.

De acordo com relatos, Baldwin estava apontando uma pistola para Hutchins quando a arma disparou, matando-a e ferindo o diretor de fotografia Joel Souza. O xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, que liderou a investigação inicial sobre a morte de Hutchins, descreveu “um grau de negligência” no set de filmagem. Após entregar os resultados de sua investigação, ele deixou decisões sobre possíveis acusações criminais aos promotores.

A promotora distrital de Santa Fé, Mary Carmack-Altwies, assumiu o controle da investigação e anunciou as acusações de homicídio involuntário contra Baldwin e Gutierrez Reed sem aparições públicas de promotores. 

Baldwin, que é conhecido por seus papéis em 30 Rock e The Hunt for Red October, descreveu o assassinato de Hutchins como um “acidente trágico” e procurou limpar seu nome processando pessoas envolvidas no manuseio e fornecimento da arma carregada que lhe foi entregue no set. Ele afirmou que lhe disseram que a arma estava segura.

O escritório do investigador médico do Novo México determinou que o tiroteio foi um acidente após a conclusão de uma autópsia e uma revisão dos relatórios de aplicação da lei. No entanto, o departamento de saúde e segurança ocupacional do estado impôs a multa máxima contra a Rust Movie Productions, com base em uma narrativa contundente de falhas de segurança, incluindo o testemunho de que os gerentes de produção tomaram medidas limitadas ou nenhumas para resolver duas falhas de munição em branco no set antes do tiroteio fatal.

A Rust Movie Productions continua a desafiar a base da multa, alegando que os gerentes de produção no set não seguiram os protocolos padrão da indústria para a segurança das armas de fogo.

Categories: Mundo
Tags: Caso Rust