X

Banco do Vale do Silício: Reguladores dos EUA tomam medidas após colapso

Reguladores financeiros dos EUA tomaram medidas de emergência para conter possíveis contágios decorrentes do colapso do Banco do Vale do Silício, segundo informações do jornal britânico The Guardian. Entre as medidas anunciadas, está a garantia de que os depositantes do banco falido tenham acesso a todo o seu dinheiro a partir de segunda-feira, 13 de março, sem perda associada à resolução do banco ser suportada pelo contribuinte.

O anúncio foi feito em uma declaração conjunta da secretária do Tesouro, Janet Yellen, do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e do presidente da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), Martin Gruenberg. O Signature Bank também foi fechado pelos reguladores no domingo, e os depositantes nessa instituição também serão feitos inteiros, disse a declaração.

Os bancos agora poderão emprestar quantias ilimitadas do Federal Reserve, desde que os empréstimos sejam combinados com títulos governamentais seguros, uma maneira de evitar que as empresas financeiras tenham que vender uma classe de investimentos que estão perdendo valor por causa das próprias políticas de alta taxa de juros do Fed.

O fracasso repentino do Banco do Vale do Silício, com ativos avaliados em US$ 212 bilhões, que emprestaram principalmente a startups de tecnologia, abalou os investidores. Seus clientes incluem empresas como Etsy, Roku e Vox Media, e seu colapso abalou um setor de tecnologia que já enfrentava dificuldades, incluindo demissões sem precedentes.

De acordo com o jornal, o banco teria sido pego em um impasse por taxas de juros mais altas, o que levou a uma corrida na instituição na semana passada, com US$ 42 bilhões retirados apenas na quinta-feira. O analista de Economia de Capital, Paul Ashworth, destacou que, embora a medida possa ser suficiente para impedir que qualquer contágio se espalhe e derrube mais bancos, o contágio sempre foi mais sobre o medo irracional.

O presidente Joe Biden disse em um comunicado que o povo americano e as empresas americanas podem ter confiança de que seus depósitos bancários estarão lá quando precisarem deles. Ele também afirmou estar firmemente comprometido em responsabilizar totalmente os responsáveis pelo colapso do Banco do Vale do Silício e continuar os esforços para fortalecer a supervisão e a regulamentação de bancos maiores para que não estejam nessa posição novamente.

Categories: Mundo