Uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida desenvolveu um dispositivo que oferece proteção contra mosquitos sem necessidade de calor, eletricidade ou contato direto com a pele.
O dispositivo, chamado de “liberação controlada passiva”, foi criado por Nagarajan Rajagopal e Dr. Christopher Batich e recentemente passou por um teste de campo de sucesso nos Estados Unidos.
O dispositivo consiste em um tubo de plástico de polipropileno com 2,5 centímetros de comprimento que contém dois tubos menores e um algodão com o repelente.
Em testes, os dispositivos foram anexados à entrada de uma tenda militar e mostraram ser eficazes em repelir ou matar mosquitos em 24 horas.
Além de serem uma distração irritante para o pessoal militar, os mosquitos também são conhecidos por espalhar doenças graves, como malária, dengue, zika e vírus do Nilo Ocidental.
O Departamento de Defesa dos EUA busca constantemente maneiras de proteger seus soldados contra as picadas de mosquitos.
A equipe está solicitando uma patente para o dispositivo e o governo mostrou interesse em mais estudos para eventual comercialização para o mercado civil. Além disso, os cientistas acreditam que o dispositivo tem potencial para ser usado em atividades ao ar livre, como caminhadas e pesca.
Eles também planejam avaliar outros ingredientes ativos para expandir o potencial de proteção contra outros insetos, incluindo carrapatos.