O General Mike Minihan, chefe do Comando de Mobilidade Aérea da Força Aérea dos Estados Unidos, escreveu um memorando alarmante para seus oficiais. Nele, ele alertou que a Força Aérea deveria se preparar para uma guerra com a China dentro de dois anos. Ele instruiu seus oficiais a estarem preparados para a letalidade e a perfurar os membros do serviço com o pleno entendimento de que a letalidade é de suma importância.
Siga-nos no Instagram e acompanhe as principais notícias do Brasil e do Mundo!
Seguir
Apesar de o Departamento de Defesa ter tentado minimizar o memorando, o General Minihan expôs suas preocupações com base na lógica geopolítica, já que as tensões entre a China e Taiwan continuam a crescer.
Ele destacou que o presidente chinês Xi Jinping garantiu seu terceiro mandato e estabeleceu seu conselho de guerra em outubro de 2022. As eleições presidenciais de Taiwan e dos Estados Unidos, ambas marcadas para 2024, oferecerão a Xi uma razão e uma América distraída, respectivamente.
Diante desse cenário, o General Minihan orientou todo o pessoal da AMC a se concentrar na prática de tiro ao alvo e a considerarem seus assuntos pessoais. Ele também ordenou que eles assegurassem que estivessem legalmente prontos e preparados. Com os militares chineses fazendo incursões quase diárias no espaço aéreo e nas águas de Taiwan nas últimas semanas, a situação continua a se agravar.