China: Inundações em Pequim Causam Tragédia e Caos nas Ruas neste sábado 29

Chuvas Recordes e Tufão Doksuri Deixam Carros Submersos e Centenas de Pessoas Presas na Capital da China
Chuvas intensas na China
Foto: Reuters

Os subúrbios ocidentais de Pequim foram atingidos por uma chuva implacável que transformou as ruas em verdadeiros rios, resultando em trágicas consequências. Duas pessoas perderam suas vidas e centenas ficaram presas, apesar dos esforços de retirada de dezenas de milhares de moradores durante a noite.

A capital da China foi inundada por centenas de vias, com vídeos chocantes divulgados pela mídia estatal mostrando carros parcialmente submersos no distrito de Mentougou, sendo arrastados por correntezas rápidas. As chuvas recordes foram causadas pelos resquícios do tufão Doksuri, que atingiu a cidade com força, afetando uma população de quase 22 milhões de habitantes.

As equipes de emergência encontraram dois corpos em um rio durante as operações de patrulha em Mentougou, ao mesmo tempo em que resgatavam centenas de pessoas em diferentes partes da cidade.

Várias cidades atingidas na China

Além de Pequim, as chuvas fortes continuaram a castigar a cidade vizinha de Tianjin e a província de Hebei. Essa vasta região, quase do tamanho do Reino Unido, sofreu com o rastro de destruição deixado pelo Doksuri, que foi rebaixado para a categoria de uma depressão tropical no final de semana.

Os rios que compõem a bacia do rio Hai também tiveram elevação preocupante nesta segunda-feira (31), colocando a população em alerta. O rio Yongding transbordou, inundando algumas casas e forçando cerca de 55 mil pessoas a serem retiradas de suas residências na cidade de Baoding, conforme relatado pela mídia estatal.

Doksuri foi uma das tempestades mais intensas a atingir a China em muitos anos, provocando inundações generalizadas na província de Fujian, no sul, e forçando centenas de milhares de pessoas a abandonarem suas casas.

Os números impressionam: a precipitação média em Pequim chegou a 176,9 milímetros (mm) entre a noite de sábado (29) e a tarde de segunda-feira. Em uma estação meteorológica em Mentougou, a chuva alcançou impressionantes 580,9 mm, como reportado pela mídia estatal. O país enfrenta uma situação climática crítica e demandará esforços de recuperação e assistência às comunidades afetadas.

Don't Miss