X

Investimento em projeto de pesquisa da USP possibilitará desenvolver órgãos para transplantes

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anuncia nesta sexta-feira (19), às 8h30, investimento em pesquisa que pretende desenvolver órgãos compatíveis para transplante. A carta de apoio será assinada com a Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), que também anunciará investimentos no projeto desenvolvido pela Faculdade de Medicina da USP.

A cerimônia será realizada na sala da congregação da Faculdade de Medicina da USP. Haverá transmissão ao vivo da cerimônia pelos canais digitais do MCTI.

Os recursos do orçamento do MCTI serão empregados para o custeio de atividades de pig facility (instalação de nível de biossegurança dois – NB2 – para criação de suínos em condições sanitárias adequadas e desta maneira, avaliar a possibilidade da utilização de suínos para a produção de órgãos compatíveis para o transplante em humanos).

A iniciativa da USP é a única na América Latina voltada à pesquisa de produção de órgãos em animais para transplante em humanos. O projeto é coordenado pelo professor Silvano Raia, pioneiro na execução de transplante de órgãos no País.

Participarão por videoconferência o ministro do MCTI; e a diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Estarão no local o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI; o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, , o reitor da USP; o Diretor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do projeto; e o representante do Instituto de Biociências da USP.