Lacen Tocantins participa de capacitação nacional sobre sequenciamento genético

Lacen Tocantins participa de capacitação nacional

Uma equipe de profissionais do Lacen Tocantins está participando de uma capacitação para atuação no Laboratório de Sequenciamento Genético. O serviço faz parte do plano do Ministério Da Saúde (MS) de descentralizar e estruturar a Rede Nacional de Vigilância Genômica.

“Toda a Rede de Lacen foi investida na aquisição de equipamentos, computadores e insumos que são necessários para a realização do processamento das amostras. Cada Secretaria de Saúde teve como contrapartida a estruturação física, complementação de equipamentos não contemplados pelo Ministério da Saúde e designação de equipe de profissionais especialistas para atuarem neste serviço”, explicou a diretora do Lacen/TO, Jucimaria Dantas.

As capacitações foram iniciadas em agosto de 2021, com atividades online e presenciais e, nesta semana, entraram em fase de conclusão. Já os equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde foram recebidos em dezembro de 2021 e estão sendo utilizados para etapa final do treinamento presencial, com a presença de um assessor científico designado.

“Utilizamos a tecnologia de sequenciamento de nova geração, o NGS e, com isso, conseguiremos sequenciar as variantes do coronavírus para realizar a vigilância epidemiológica”, explicou o assessor científico do Instituto Ilumina, Guilherme Damaso.

A expectativa é de que, após a finalização da capacitação, o Lacen/TO passe a realizar o monitoramento das variantes em circulação no nosso território, além de investigar possíveis novas mutações.

Edição: Dock Jr.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss