X

Metroviários de São Paulo encerram greve após acordo com o Metrô

São Paulo, 24 de março de 2023 – Após uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24), os metroviários de São Paulo decidiram encerrar a greve iniciada ontem (23). A categoria aceitou a proposta do Metrô, que prevê um abono salarial de R$ 2 mil e a instituição de um programa de participação nos resultados referente a 2023, com pagamento em 2024. Os trabalhadores reivindicavam a participação nos resultados retroativa aos anos de 2020, 2021 e 2022.

A greve afetou as linhas Azul, Verde, Vermelha e Prata na quinta-feira, chegando a interromper completamente a operação. Os metroviários propuseram manter o serviço com a liberação das catracas, mas o Tribunal Regional do Trabalho proibiu a medida.

O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes decretaram ponto facultativo nas repartições públicas estaduais da capital paulista e região metropolitana nesta sexta-feira. No final do dia de ontem, o metrô retomou a operação parcial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Durante a assembleia, a presidenta do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, criticou a proposta do governo, mas admitiu que a mobilização perderia força se continuasse pelo fim de semana. O Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou uma proposta intermediária, que foi recusada pelo Metrô e pelo governo de São Paulo.

Com o encerramento da greve, o sindicato recomendou o retorno imediato ao trabalho. Em nota, a empresa afirmou que retomará 100% da operação.

Categories: Brasil