Seja por não cumprimento de promessas, falta de respeito com grupo (alegação do vereador Fernando Cardoso de Augustinópolis) ou até mesmo investidas de outros parlamentares nesses eleitores e líderes, e, diga-se de passagem, a política é um jogo que se deve usar as táticas possíveis e impossíveis para angariar mais votos, e, seguindo essa lógica da política, outros parlamentares que investem em eleitores e líderes de concorrentes não estão sendo desleais, apenas usando suas táticas para vencer a corrida eleitoral.
No caso de Jair Farias que vem perdendo muitos líderes e eleitores os fatores principais que detectamos foram: 1° — a autoconfiança. O parlamentar sitionovense nunca imaginou que alguns desses que ultimamente deixaram sua campanha iria fazê-lo e deixou de visitar e dar apoio por que, segundo sua mente, eles já estavam cativos, mas enganou-se tremendamente.
Na cidade de Augustinopolis, onde ele teve a maior perda política, não se tem notícia de alguma emenda de Jair Farias para ajudar a prefeitura a colocar um metro de bloquete nas vias públicas da cidade, o que espanta o eleitor mais consciente que não quer ajudar alguém que não se importa com sua cidade. De outro lado vemos líderes políticos sendo desassistidos, que acabam por deixar a base do palamentar, acarretando assim em perca dos votos que esses líderes detêm. É um abismo chamando outro abismo. Tudo se conectando.
2°— Promessas não cumpridas. Na cidade de Praia Norte onde também Jair teve perdas irreparáveis a maior reclamação dos líderes é que promessas feitas na hora das alianças não estariam sendo cumpridas, o que levou-os a procurar outros parlamentares para as eleições de 02 de Outubro. E quanto aos eleitores, a maior reclamação está na rodoviária TO-134 que Liga Praia Norte ao Axixá. Os mais insatisfeitos são os moradores do Povoado Jatobal, maior reduto eleitoral do município depois da sede, pois a rodovia liga Jatobal ao Axixá e a promessa de revitalização dela tiraria aquele povo do isolamento. Mas a promessa não se cumpriu.
Os mais beneficiados com a debandada de pessoal da base de Jair Farias foram os também deputados Fabion e Amélio Cayres, além do pré-candidato Manoel Queiroz, que busca voltar a Assembleia Legislativa.
O ajuntamento da auto confiança com promessas não cumpridas levaram Jair Farias a perder alguns líderes e a promessa é de que perca mais. Esperemos os próximos capítulos.