O ex-juiz Sérgio Moro, então pré-candidato a presidência da república, vem usando suas redes sociais para se projetar politicamente. Em uma de suas publicações, Sergio diz que Lula tem medo da Lava Jato, referindo-se aos episódios em que lula foi condenado pelo operação em 2017.
“O destempero do Lula confirma o que sempre pensei: ele tem medo da Lava Jato e do que o meu projeto representa. Não preciso da toga para enfrentar ninguém. A verdade basta”.
Moro foi responsável pela sentença que condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo do apartamento triplex do condomínio Solaris, no Guarujá (SP).
Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal, ele e a esposa Marisa Letícia, morta em 2017, foram apontados como sendo os verdadeiros donos do triplex em Guarujá. As investigações indicavam que o apartamento em questão havia sido reformado pela construtora OAS, que supostamente foi beneficiada pelo ex-presidente em contratos com a Petrobras.
A condenação foi feita em 12 de Julho de 2017, pelo ex-juiz Sérgio Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba, Lula recebeu a pena de nove anos e seis meses de prisão pelo recebimento de vantagem indevida da construtora OAS, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
De acordo com as acusações na época, Lula teria recebido cerca de R$ 3,7 milhões na aquisição e reforma do triplex no Guarujá, sem que o ex-presidente pagasse a diferença pelo apartamento que ele pretendia comprar no prédio, parte do valor teria sido utilizado para o armazenamentos dos presentes que Lula teria recebido durante os mandados como presidente.
Lula foi absorvido pelo Ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), de todas as condenações impostas pela justiça do Paraná, em 8 de março de 2021. o plenário do tribunal referendou, por 8 votos a 3, essa decisão de Fachin, que apenas seguia jurisprudência já consolidada do Tribunal.
View Comments