X

Tensão na Polônia após ataques com mísseis

09h14: Stoltenberg declara que investigação do incidente na Polônia está em andamento, porém os aliados da Otan concordam com a avaliação de que os ataques não foram deliberados.

Após mísseis atingirem o território da Polônia nesta terça (15), e consequentemente matarem duas pessoas, o país aumentará a prontidão militar em todo o seu território.

O país foi atingido justamente no mesmo dia em que, consideravelmente a Rússia fez seu pior ataque a Ucrânia desde o início dos conflitos, foram cerca de 90 mísseis de cruzeiros lançados contra a infraestrutura ucraniana, foram mais de 15 pontos atingidos, dentre eles, estações de energias e abastecimento de água, além de infra-estruturas governamentais.

A preocupação com relação aos ataques no território polonês, aumenta significativamente porque o país faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e um ataque à soberania de um membro da organização significaria um ataque aos aliados.

O primeiro-ministro e o Presidente da Polônia convocaram uma reunião de emergência do conselho de segurança do país. 

Ainda não se sabe ao certo se os mísseis que atingiram a Polônia sejam de origem Russa, autoridades do alto escalão dos EUA afirmam estarem cientes dos ataques, e que irão investigar.

Se constatado que ofensiva contra a Polônia veio dos Russos, o país poderá acionar o artigo 5º da constituição que obriga todos os membros que fazem parte da Otan, como países bálticos, Europa Ocidental, Reino Unido e EUA a defenderem a Polônia.

As consequências de um conflito nesse sentido seria imensurável, levando-se em conta uma guerra nuclear entre a Rússia e os demais países. No entanto, o conflito corre no campo das especulações, já que ambos os países, Ucrânia e Rússia usam mísseis da antiga União Soviética.

Mundo

View Comments