Em sinal de fé, os moradores de São Sebastião do Tocantins, cidade situada ao extremo norte do estado, iniciou a festa do peixe com uma caminhada partindo da praça Iolanda Cardoso até a praça do peixe, o movimento pela paz reuniu inúmeras pessoas de religiões diferentes, e na medida em que os participantes avançavam, ouviam louvores e partilhavam experiências espirituais.
A tradicional festa é reconhecida por proporcionar momentos culturais e pela valorização das diversidades da micro-região, conhecida como “Bico Do Papagaio”, a festividade resgata a tradição histórica da pesca e fortalece os costumes dos seus ribeirinhos.
A festa é idealizada pela prefeitura de São Sebastião, e essa já é a sua XVII edição, com uma programação bem diversificada durante três dias, a comunidade pode participar no primeiro dia de uma caminhada, além da formação do curso de aquaviários oferecido pela Marinha do Brasil. A noite foi de espetáculo com os shows de Barbara D’Lux e Matheus Fernandes.
O segundo dia seguiu uma vasta programação, foi lançado o Programa Protagonismo Jovem logo pela manhã, o projeto da Secretaria Municipal de Educação em parceria com SENAI, visa capacitar cerca de 600 jovens do município. Ainda pela manhã os moradores participaram da famosa pesca do piau, e ao meio dia, a feira gastronômica foi repleta de comidas típicas, na qual os participantes prepararam seus pratos, cujo, o ingrediente principal é o peixe. Por volta das 18 horas de sábado o público foi ao delírio com o desfile para escolha da musa da respectiva festa do peixe. Os shows ficou por conta da banda Vitrola 21, Magno Costa e Marcia Felipe.
No último dia, a tradicional canoagem foi sediada no rio Tocantins, os protagonistas partiram das margens maranhenses e cruzaram a linha de chegada na prainha de São Sebastião. A banda Os Top’s do Piseiro e abanda Anjo Azul abrilhantará a ultima noite.